brilharete

a pensar, a pensar... ... ganhou Einstein o Prémio Nobel (Estou cansada. Quem me dera se "dondoca".)

Monday, January 29, 2007

Saga

Hoje decidi voltar a tentar inscrever-me no centro de saude da minha area de residencia. Mais uma vez, nao consegui. Uma horrenda e antipatica criatura, de sexo indeterminado, disse-me que nao havia "sistema", pelo que teria de voltar mais tarde ou noutro dia; e que quando a graça de pertencer ao tao desejado centro de saude me fosse concedida, nao pensasse que ia ter medico! Nem pensar! Medicos nao ha!
O meu marido, que me acompanhava disse entao a criatura do balcao que uma certa doutora nos aceitava. "Tem uma declaraçao da doutora com isso escrito?" - grunhiu a/o fulana/o? Nao, disse o C, mas a doutora disse-me que tinha deixado aqui instruçoes... Entao deve ter sido com a minha colega que hoje nao esta ca.
Lembrei-me de perguntar qual seria o prcedimento quando estivesse doente e precisasse de um medico. Fiquei a saber que: 1) devo vir para o centro de saude entre as 6 e as 7 da manha na esperança de ser atendida (nao ha garantias) ou 2)ir a outro centro de saude. Quiz saber em que dia ha medico. Fiquei sem saber. Quiz saber se podia ir a outro medico (o meu medico velhinho e um amor e atende todos os dias, so que nao e num centro de saude, logo as "baixas" que ele passa deixam de ser validas...) e, para ter o "atestado" depois vir ir ao centro de saude. A criatura olhou-me rancorosamente e rosnou - os medicos nao gostam que consultem outros.
Espero adoecer sempre em dia marcado pelo menos com 3 meses de antecedencia, senao estou lixada!
Mas o que mais me lixa e que eu nao quero a merda do centro de saude para nada. Tenho um medico assistente que me segue desde que deixei a pediatra, que conhece os meus antecedentes familiares e da consultas todos os dias. Gosto imenso dele. Deposito no "meu" doutor a maior das confianças. Nao tenho de me levantar, com febre, as 5 da manha para ficar na rua a mendigar uma consulta.
E nao pensem que e snobismo. O ano passado tentei mudar para uma medica com acordo com a quase extinta ADSE, mas so da consultas uma vez por semana. E se nao e nesse dia que adoeço? Mesmo assim, era num centro medico decentesinho, onde nao precisava de me humilhar para ter a graça de ser atendida.
E o que ainda mais me lixa e que eu tenho ADSE e tambem posso ir aos SAMS; posso pagar consultas particulares para ser atendida com dignidade e, por ter a ma sorte de ser professora, terei de passr a mendigar uma consulta.
Como eu gostava que aqueles gajos todos que estao no governo se sujeitassem a isto....

MERDA!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home